É #FAKE que Exército de Israel bateu em cristãos durante a Páscoa de 2025




Post em rede social mente ao compartilhar vídeo e dizer que ação de repressão policial é recente. Gravação original é de 2018 e retrata uma procissão de Domingo de Ramos às portas da Velha Cidade de Jerusalém. Diferente do que diz a legenda, vídeo publicado no Threads retrata tumulto antigo na Cidade Velha de Jerusalém.
g1
Circula nas redes sociais um post que compartilha um vídeo acusando o Exército de Israel de espancar cristãos na Páscoa de 2025. É #FAKE.
selo fake
g1
🔴 O que diz a publicação?
Uma publicação feita no Threads feita no dia 20 de abril de 2025 mostra o vídeo de um tumulto entre fiéis e Forças de segurança. Na legenda do post, o usuário escreveu: “Urgente! Cristãos celebrando a Páscoa são brutalmente espancados pelo Exército de Israel. Repito: não é o Hamas, não são muçulmanos, são cristãos em Jerusalém sendo espancados”.
O vídeo também foi compartilhado em outras redes sociais. No X, ele acumulou mais de 203 mil visualizações.
⚠️ Por que a publicação é falsa?
A publicação mente ao dizer que registro é da Páscoa de 2025 e retrate o Exército de Israel em ação. A publicação original é de março de 2018 e remete à celebração do Domingo de Ramos na Cidade Velha de Jerusalém. O tumulto envolveu palestinos cristãos e a polícia israelense.
Para checar o que realmente ocorreu, o Fato ou Fake usou a ferramenta InVid para fragmentar o vídeo em vários frames (imagens estáticas). Depois disso, foi feita uma busca reversa de uma dessas “fotos” no Google Lens, plataforma que aponta a origem de conteúdos na internet. A pesquisa levou a diversos conteúdos do site Getty Images que retratam uma celebração do Domingo de Ramos em Jerusalém. Mas desses resultados apresentou as mesmas cenas exibidas na gravação viral.
Para encontrar o vídeo correspondente, foi necessário fazer uma busca complementar no próprio Getty Images, com termos “Israeli Police” e “Palm Sunday”. Assim, o Fato ou Fake finalmente identificou o material usado nos posts falsos que viralizaram agora no Threads e no X. O vídeo original é de 25 de março de 2018 e foi capturado pela repórter Mostafa Al Kharouf, para a agência estatal turca de notícias Anadolu.
Segundo a reportagem, forças policiais de Israel intervieram na procissão após uma pessoa abrir uma bandeira da Palestina, causando grande tumulto durante a celebração.
A procissão de Domingo de Ramos nas portas da Cidade Velha de Jerusalém é uma tradição cultivada por cristões da Cisjordânia e peregrinos de outras regiões. O dia religioso, que marca o último domingo antes da Sexta-feira Santa, relembra a entrada aclamada de Jesus Cristo na Cidade Santa, enquanto a população o recebia com ramos de folhas na mão.
Celebrações do Domingo de Ramos em Jerusalém.
AFP
Diferente do que diz a legenda, tumulto na Cidade Velha de Jerusalém ocorreu em 2018.
g1
Veja também
É #FAKE que papa Francisco tenha dito que está liberado comer carne vermelha na Sexta-feira Santa
É #FAKE que papa tenha dito que está liberado comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito



Source link

Compartilhe o Post:

Posts Relacionados

Assine nossa newsletter